Biólogo diz que a cobra não oferece grandes perigos aos seres humanos
Ana Clara Gomes e
Júlia Yasmin
Fonte: g1.globo.com
05/08/2024
Uma sucuri de 2,5 metros, foi resgatada próxima de uma criação de porcos em uma casa, na Avenida Rio Juruá, Bairro Miritizal em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, nesses últimos dias.
O 4º Batalhão de Educação e Combate ao Incêndio Florestal, do Corpo de Bombeiros do Acre, atendeu a ocorrência e depois soltou o animal no local adequado. O animal estava dentro do terreno da casa e colocava em risco a criação de porcos. Ainda na segunda ocorrência, o resgate foi fácil, mas sempre é necessária cautela em casos como esse. “Apesar de não ser peçonhenta, a mordida da cobra contamina com microrganismos e bactérias”, disse o comandante da engenharia. Após o resgate, o animal foi solto na natureza em proteção local.
O biólogo professor da Universidade Federal do Acre, Paulo Bernarde , em conversa com o g1, explicou que a cobra é uma espécie não peçonhenta e de hábitos aquáticos. O animal resgatado, explica ele, não oferece grandes riscos aos seres humanos, porém consome outros bichos. “Pode atingir mais de 8 metros de comprimento e apesar de muitos temerem esse animal, não existem relatos verdadeiros de ataques fatais a seres humanos. Se alimenta de ratos, mucuras, aves, rãs, lagartos quando pequenos. Quando cresce já pode se alimentar de animais maiores como jacarés e capivaras”, disse.
No comments:
Post a Comment